terça-feira, 31 de maio de 2011

Memorial da Magvone

1. Apresentação

Meu nome é Magvone Valério de Jesus Albuquerque, nasci em Montes Claros Minas Gerais no dia 29 de agosto. Este memorial constitui-se na minha experiência educacional até chegar ao Ensino a Distância. Sou formada em Administração de Empresas. Trabalho na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. A minha experiência na Escola é longa, fazendo trabalhos diferenciados com pessoas de áreas totalmente diversas.

2. Minhas experiências

Não sou professora, mas sempre estive rodeada de professores. Os meus dois irmãos são professores, a minha irmã formou-se em pedagogia, mas por enquanto não está lecionando.
Na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), que antes era Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IDR), sempre tivemos um fluxo grande de professores, tanto da Secretaria de Educação quanto de outras instituições.
Percebo que a minha vida profissional sempre esteve e foi ao encontro do mundo da educação. Não vejo isso como uma coisa escolhida e sim direcionada pelas circunstâncias.
Na Escola de Governo, além de coordenarmos cursos, acabamos tendo oportunidade em algum momento de dar aulas nos cursos oferecidos pela Escola. Sempre fugimos, mas muitos acabaram gostando e são professores permanentes de determinados cursos.

2.1. O início de entrar em sala

Há alguns anos, o GDF queria que o máximo possível de servidores fizesse cursos de informática. Para que isso fosse possível precisaria de muitos professores. Foi feita uma pesquisa com os servidores do quadro e descoberto que muitas pessoas tinham conhecimento, mas não eram professores. Então, o IDR em parceria com a UnB ofereceu um curso de didática aos servidores interessados em serem multiplicadores desses cursos. Nesse caso, os professores da Secretaria de Educação não precisaram fazer o curso.
Fiz o curso e lecionei para várias turmas. Confesso que foi uma experiência gratificante. E o aprendizado foi grande. Quando fui orientada para escrever toda minha experiência profissional, pensei o quanto teria sido bom se tivesse feito isso naquela época. Hoje, teria muita coisa interessante e enriquecedora para relatar.
Muitas pessoas já trabalharam nessa instituição, atualmente, EGOV. Muita gente boa e com conhecimento espetacular. Desde procuradores, professores de diversas áreas, cada um com uma bagagem de conhecimento. Confesso que não aproveitei o tanto que deveria, mas sei que ficou algo. E que algo foi aprendido.

3. Considerações finais

Nossas experiências, o que aprendemos ao longo da vida e o que acontece quando nos demos conta do que isso fez conosco, tudo isso se transforma em nossa bagagem própria de conhecimento. Hoje, com certeza, eu já tenho uma história de vida própria, de conhecimento adquirido, gerado a partir de tudo o que aconteceu comigo, principalmente, do que veio de fora.

2 comentários:

  1. Queridas,

    foi um prazer esta primeira leitura do memorial de vocês.O layout está agradável e condizente com o tema tratado.
    O que vocês tem achado das discussões nos fóruns?

    abraços

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir